Alimentos de origem animal contém mais agrotóxicos do que os vegetais, diz médico

Alimentos de origem animal contém mais agrotóxicos do que os vegetais, diz médico

Não há dúvidas de consumir alimentos vegetais vindos de produções orgânicas e agroecológicas seja o ideal, mas infelizmente eles não são acessíveis para todos. Em decorrência disto, muitas pessoas acreditam que os alimentos vegetais não são saudáveis por conta do uso de agrotóxicos, e que os produtos de origem animal estariam isentos destes químicos. Mas de acordo o médico nutrólogo Eric Slywitch, os alimentos de origem animal não apenas estão contaminados com estes produtos, como os apresentam em níveis ainda maiores do que em vegetais. Ele escreveu sobre o assunto em sua página do facebook – clique aqui para acessar o texto completo, bem como os links para os estudos citados pelo médico.

“No Brasil, as análises sobre o teor de resíduos de agrotóxicos em alimentos é realizado apenas em vegetais, o que traz a falsa impressão de que os alimentos de origem animal estão livres de contaminação.”, ele explica.

“Como parte dos agrotóxicos é altamente lipossolúvel, sua capacidade de infiltração em tecido gorduroso é elevada e eles percorrem rapidamente a cadeia alimentar após a pulverização em vegetais ou após o contaminação de fontes hídricas, inclusive do oceano. Essa difusão acontece com outros produtos também, como o mercúrio, e não é à toa que os níveis desse metal pesado no organismo de veganos são bem menores do que os encontrados no organismo de indivíduos que comem peixes.”

“Os estudos mostram que carne, peixes, laticínios e frutas são os principais alimentos contaminados com organoclorados (uma “família” de agrotóxicos). E os alimentos de origem animal são também muito mais contaminados que os vegetais por diversos outros tipos de agrotóxicos.”

“Os consumidores secundários e terciários da cadeia alimentar ficam mais expostos, pois ao comerem outro animal ingerem tudo o que se acumulou no seu tecido adiposo ao longo de toda a vida. O vegetariano estrito será exclusivamente consumidor primário.”

Fonte: Veggie e tal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s