Macaco bebê é resgatado após mãe ser morta por índios em Ji-Paraná (RO)

Macaco bebê é resgatado após mãe ser morta por índios em Ji-Paraná (RO)

Um filhote de macaco de cerca de 2 meses de idade, foi encontrado debilitado e com mordidas de formiga em uma aldeia indígena de Ji-Paraná (RO), na Região Central de Rondônia. O animal é da espécie Lagothrix lagotricha e está em risco de extinção.

A macaca que foi encontrada por uma equipe da ONG Amparo Animal, estava no meio da mata após a mãe ter sido morta por índios. De acordo com a veterinária Rosana Pereira, o animal tem aproximadamente 2 meses e estava com picadas de formigas e bastante debilitada. “Ela foi vista perto da aldeia, tinham matado a mãe para se alimentar. O filhote estava com muitas lesões e quase morto, pois estava coberto de formigas e outros insetos”, afirma. Depois de tentar dar leite bovino para o filhote, a veterinária precisou da ajuda de mães da cidade para alimentar Chica. “Quando ela chegou ao abrigo nós tentamos dar leite bovino, porém, ela teve diarreia. Então pedimos para que mulheres doassem leite materno, pois leite humano é bem semelhante ao dos macacos, por isso seria a melhor opção”, explica.

00000000000000000000000000000000

Diante da situação de Chica, a mãe de pouco mais de dois meses Amanda Schultz, doou um pouco do leite que alimenta sua filha à macaca: “A doação do leite é um simples gesto. Não só meu, mas de outras mamães doadoras. Mostra que ainda existem pessoas boas e de bom coração, pois meu amor pelos animais vai muito além. Se depender da doutora Rosana e de seus colaboradores, a Chiquinha terá uma história com final feliz”.

Enquanto estiver em tratamento, o filhote de macaco deverá crescer em cativeiro e por isso não poderá ser devolvido à natureza, como conta Rosana: “Como é um animal silvestre e que está em risco de extinção, temos que procurar o Ibama, a Sedam e a Polícia Ambiental, pois esse animal não pode ser doado. Mas ela não poderá ser devolvida à natureza. Eu, como veterinária, serei a fiel depositária até que a lei determine algo. Eu não posso adotar ou doar ela sem a permissão da lei”.

Doações de leite para a macaca Chica podem ser realizadas na ONG Amparo Animal, na Clínica Pequenos Amigos, na Rua Idelfonso Silva Nº 1476, Nova Brasília.

Fonte: 24 Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s