Lei quer proibir queima de fogos para proteger animais em Florianópolis (SC)

Lei quer proibir queima de fogos para proteger animais em Florianópolis (SC)

O Projeto de Lei Complementar 01626/2017, de autoria da vereadora Maria da Graça, tramita na Câmara de Vereadores de Florianópolis, Santa Catarina. O documento pretende proibir o manuseio, a queima, a comercialização ou qualquer outro tipo de uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos na cidade.

Se aprovado, ficará permitida a aquisição e a utilização dos artefatos pirotécnicos silenciosos, por cinco anos após a publicação da lei. A exceção prevista são as comemorações religiosas e feriados nacionais e municipais.

O objetivo do projeto de lei é diminuir danos aos animais, pessoas e meio ambiente, segundo a assessoria da vereadora. Atuante na causa animal, Maria da Graça afirma que esta é uma demanda antiga. “Entre os anos de 2011 e 2015, Santa Catarina ocupava o 7º lugar no ranking brasileiro de acidentes causados por fogos de artifício, sendo que nessas duas últimas décadas a Região Sul ocupa o 3º lugar em acidentes com resultado morte”.

Consequências ao meio ambiente

Os fogos de artifício possuem em sua composição química toxicidade tanto para os humanos quanto para animais, que pode ter efeito imediato ou acumulativo, aponta a vereadora.

Segundo ela, os dados se referem a estudos de entidades de proteção ambiental e ela ressalta ainda que barulhos agudos como o caso dos fogos de artifício representam “uma tormenta para os animais”. Suas reações variam entre ataques aos tutores, fugas, atropelamentos e ferimentos pela procura desesperada por um lugar mais silencioso e até convulsões.

O barulho é responsável por muitos acidentes com animais de domésticos, principalmente os cães. O pânico nessas situações desorienta o animal, que pode fugir e ficar vagando pelas ruas, sem conseguir voltar para casa. O destino mais provável é a morte por atropelamento ou a sequestro.

Fonte: ANDA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s