Projeto de lei defende alternativa para acabar com veículos de tração animal no Piauí

Projeto de lei defende alternativa para acabar com veículos de tração animal no Piauí

O projeto que busca a proibição do uso de jumentos como tração animal de veículos passará por votação na Câmara dos Vereadores de Teresina, no Piauí, para em seguida, ser votado no Plenário.

O texto do projeto nº 74/2017, pretende substituir os veículos de exploração animal por uma alternativa chamada de “cavalo de lata“. Trata-se de um veículo com estrutura metálica com carroceria para transportar o lixo para acabar de vez com a tração animal, podendo, inclusive, qualificar a mão de obra dos catadores de resíduos.

Se aceito, os novos veículos serão financiados pela Prefeitura de Teresina e a fiscalização do cumprimento da lei será feita por órgãos do Poder Executivo Municipal. Além disso, a proposta prevê que se algum animal foi encontrado em estado de exploração, os fiscalizadores irão acionar o Centro de Zoonoses que fará o resgate do animal. Quem for pego descumprindo a lei deverá pagar multa.

“O que não podemos mais permitir são os maus-tratos a esses animais, que são abandonados, machucados e muitas vezes desnutridos, quando não têm mais força para suportar o peso da carroça. O Executivo pode investir em qualificação ou até em subsidiar quem trabalha com carroça para que possam usar outros meios e trabalhar sem utilizar os asininos”, defende a vereadora Teresa Britto, autora do projeto.

Fonte: ANDA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s