Cavalo é explorado, maltratado e abandonado em SP

Cavalo é explorado, maltratado e abandonado em SP

Em São Carlos, no interior de São Paulo, um cavalo que era transportado dentro de um caminhão, foi abandonado no bairro Antenor Garcia. A prefeitura da cidade resgatou o animal.

O caso repercutiu nas redes sociais e assim chegou até o conhecimento da prefeitura que realizou o resgate do cavalo. O condutor do caminhão não foi identificado até então.

Depois de encaminhar o animal para o veterinário do Canil Municipal, o poder público busca encontrar o autor do crime de maus-tratos.

Ao abandonar o cavalo na rua, o animal estava suscetível a todo e qualquer tipo de violência e abuso. Desamparado, o cavalo poderia acabar vagando por horas, dias e até meses em busca de alimento e abrigo. Se não morresse de fome, poderia morrer em um atropelamento, haja vista que cada vez mais o ambiente natural está sendo dominado e ocupado pelo ser humano, que pouco se importa com a degradação ambiental e extinção de espécies.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena pode acarretar detenção de 3 meses a 1 ano e multa:

“Parágrafo 1°. – Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Parágrafo 2°. – A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s).”

Fonte: Anda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s