Japão lança nova campanha anual de caça a baleias

Japão lança nova campanha anual de caça a baleias

O Japão lançou nesta quarta-feira (14) uma nova campanha de caça a baleias no noroeste do Pacífico, apesar das críticas internacionais e da oposição das organizações de defesa dos animais.

Três navios sairão do país na quinta-feira em uma missão prevista para durar até o fim de setembro com o objetivo de caçar 43 baleias-minke e 134 rorquais do norte, especificaram a Agência de Pesca e o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

O Japão já havia lançado, no domingo, uma embarcação ao longo da costa do Pacífico Norte, buscando capturar 41 baleias-minke até meados de julho.

O país destaca os objetivos científicos da campanha, embora nunca tenha escondido o fato de que a carne dos cetáceos acaba virando refeição.

O arquipélago oriental assinou a moratória da Comissão Baleeira Internacional (CBI), mas justificou sua caça como sendo para fins científicos.

Essa justificativa é denunciada pelas organizações de defesa dos cetáceos, assim como por vários países que consideram que Tóquio utiliza de maneira desonesta uma exceção à moratória assinada em 1986.

Em 2014, a Corte Internacional de Justiça ordenou a Tóquio que acabasse com a caça nas águas do Antártico, sugerindo que a pesquisa não cumpria os critérios científicos exigidos.

O consumo de carne de baleia já é uma prática tradicional no Japão, país de pescadores que caça cetáceos há séculos.

Fonte: Zh

Anúncios

2 comentários em “Japão lança nova campanha anual de caça a baleias

  1. 134 baleias para fim científico? Vcs vão aprender matemática com elas??? Ainda que houvesse uma grama de verdade nesse absurdo, nosso planeta não comporta mais essas ações e proponho um embargo ao Japão. Não chegasse as toneladas de radiação de seu acidente nuclear, saíram para terminar sua descrição do mar…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s