Biotério da Unitau é alvo de ação de ativistas ligados à causa animal

Biotério da Unitau é alvo de ação de ativistas ligados à causa animal

O biotério da Unitau (Universidade de Taubaté) foi alvo de uma ação de ativistas da causa animal durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

A ação teria sido praticada por ativistas ligados à ALF (Animal Liberation Front, ou Frente para Libertação Animal, em português).

Segundo o grupo, o protesto foi motivado por uma denúncia de que cerca de 200 ratos eram mantidos vivos no espaço para atividades dos alunos do curso de Psicologia.

O grupo alega que os animais foram mortos antes da ação. “Foi feita uma intervenção escrita nas paredes com frases de impacto e mensagens para aqueles envolvidos nesta atrocidade que insistem em chamar ciência”, diz trecho de texto enviado pelo grupo à reportagem.

REAÇÃO/ Em nota, a Unitau classificou a “invasão” do biotério como “criminosa”.

“Ao tomar conhecimento da invasão, do vandalismo praticado e da depredação do patrimônio público, na sexta-feira, 16, pela manhã, a universidade entrou em contato com a Polícia Técnica e isolou o local”, afirmou a autarquia.

Segundo a Unitau, as atividades do biotério, que funcionava no Campus do Bom Conselho, foram encerradas em maio.

“A Unitau informa que encerrou as atividades do biotério em maio e que reduziu o uso de animais em aulas práticas e em pesquisas. Informa ainda, que já está em procedimento de compra de um software que substitui o uso de animais, conforme orientação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)”.

A reportagem do Gazeta Taubaté questionou o que era feito com os animais após as pesquisas. A universidade não respondeu. Limitou-se a dizer que “os procedimentos utilizados pela Universidade de Taubaté seguem as leis vigentes em nosso país e as normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), com aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)”.

Fonte: Gazeta Taubaté e Vozes em Luto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s