Instabilidade do gelo marinho ameaça sobrevivência de ursos polares

Instabilidade do gelo marinho ameaça sobrevivência de ursos polares

O gelo do mar é crucial para os ursos polares e estudos mostraram que, quando esse gelo é perdido, eles precisam percorrer distâncias mais longas para encontrar um terreno estável, o que pode ser uma séria ameaça a sua sobrevivência

O estudo, liderado pelo US Geological Survey (USGS) e pela Universidade do Wyoming, é a primeira avaliação dos efeitos da mudança da velocidade de gelos à deriva sobre os ursos polares, informou a Mother Nature Network.

“O aumento das velocidades de deriva do gelo marinho provavelmente agravará o estresse fisiológico devido a uma menor oportunidade de procura por alimentos já experimentada por muitos ursos polares no Ártico do aquecimento”, declarou George Durner, pesquisador de ecologia da USGS e autor principal do estudo, em um comunicado.

Os pesquisadores estudaram dados de coleiras de rastreamento por rádio usadas por ursos polares adultos nos mares de Beaufort e Chukchi, juntamente com informações de gelo marinho à deriva do National Snow and Ice Data Center.

Os dados eram de mais de 77 mil locais habitados por ursos somados às medidas de gelo à deriva dessas áreas. A informação foi coletada de 1987 a 1898 e de 1999 a 2013.

No estudo, que foi publicado na revista Global Change Biology, foi estimado que um urso polar deve ingerir de uma a três focas extras anualmente para compensar a energia adicional usada por viver no gelo à deriva. A energia extra anda de mãos dadas com o derretimento inicial do gelo na primavera e com o derretimento maior no verão, o que dificulta a predação dos animais.

Fonte: Anda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s